quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Saúdinha

Uma vez que tenho o blogue para os próximos dias, e três crianças nos braços, sinto que devo fazer este post ainda que a viagem da mãe comece apenas amanhã.
Hoje fomos ao médico com o Nicolau. Consulta de rotina. O pediatra, que foi escolhido à pressa quando nasceu o Isaac, é dos não obstinados. Não procura doenças, não sugere consultas mensais, não complica. Ajuda. Para nós é perfeito. Os miúdos mexem em terra e em pedras, põem as mãos na boca, na própria e na dos outros, trocam chupetas, atiram-se aos gatos, correm descalços (o Nicolau ainda não mas tenta gatinhar sem luvas), etc. Felizmente o Isaac e o Nicolau, tal como a Beatriz, são saudáveis. Uma constipação aqui, outra ali, piolhos turistas (que não sendo doença são uma peste), uma virose por ano e é tudo. Dou por isso graças. A minha mãe gostaria que eu escrevesse graças a Deus, por isso, está feito.
O Nicolau, porém, é alérgico à proteína do leite de vaca e tem, por isso, cuidados especiais na alimentação. Talvez ultrapasse isso até aos dois anos mas para já nada de leite, iogurtes, queijos, bolachas maria e tudo que refira a coisa "leite" nos ingredientes. Às custas desta alergia leio muito mais em supermercados. O bebé bebe, então, leite hidrolisado (que é diferente de sem lactose) e come papa não láctea preparada com esse mesmo leite. Claro que já come fruta e sopa com carne e peixe. A sopa. Não a fruta.
A indústria, claro, preparou-se bem para estes alérgicos. Uma embalagem de 450g do dito leite custa entre 15 a 30 euros. E o Nicolau mama duas embalagens por semana. Agora já tenho a fármacia de pré aviso e tem sempre o mais barato disponível. O rapaz sai mais caro a beber leite do que o pai a beber vinho. O que me pareceria impossível até há uns meses atrás.
De noite quando acorda para o mimo, ou para a palhinha como diz o pediatra, e só adormece com o leite ficamos a olhar para o biberão que fica quase sempre a meio. Vá Nicolau, bebe tudo. Acorda, bebe. Sabes quanto é que isto custa?



3 comentários:

  1. :) pois, aqui está, isto é um post de um verdadeiro babyblog, daqueles nices. Nada de estranhar, pois claro, vindo de um pai galinha como tu. E de um gajo com um certo estilo ;)

    ResponderEliminar
  2. Tens a certeza que "saúdinha" está bem escrito?
    É que, visto daqui, não me parece mesmo nada...

    Gostei do "dou graças". heheheheh

    ResponderEliminar
  3. LOL, quando vieres ao Porto podes partilhar essas agonias com o meu pai e com a minha mãe: ela insistia em fazer sempre um biberão completo porque "vai que é desta que a miúda bebe tudo?" e no fim, o meu pai lamentava-se com meio biberão cheio nas mãos. Segundo ele, poderia ter alimentado dois filhos :D

    ResponderEliminar