sábado, 4 de fevereiro de 2012

dia 3

Em casa temos seis chupetas. Teremos mais, mas hoje só conseguimos encontrar seis. Então são seis. Os únicos que as usam são o Isaac e o Nicolau. Pelo menos de forma sistemática. Nós também as temos de colocar na boca para entrar numa ou noutra brincadeira. Mas é ocasional e ainda não provocou hábito a nenhum outro.
Neste preciso momento sei onde estão todas. Uma na boca do Isaac, outra na boca do Nicolau (ambos a dormir) e outra foi para o lixo porque o Nicolau conseguiu destruir a coisa com aquelas mãozinhas pequeninas. As restantes estão no armário da cozinha. Junto à porta numa prateleira a que os mais pequenos não chegam. E? E estou curioso em descobrir quanto tempo dura esta georeferência segura das chupetas. A meio da noite, a meio de uma birra, a sair de casa, é sempre o que falta. O raio da chupeta. E nem somos esquisitos. Apesar de cores e tamanhos diferentes os meninos aceitam qualquer uma. Essa é aliás uma das brincadeiras preferidas do Isaac. Trocar de chupeta com o irmão para ir trauteando "esta é do Isaac esta do Nicolau, esta é do Isaac esta do Nicolau, esta é do Isaac esta do Nicolau" (...) Até que o Nicolau chora aborrecido.

Ocorre-me que tenho guardada aquela que foi a minha primeira chupeta. Dizem os meus pais. Guardei também a do Isaac. Amanhã tenho de guardar uma destas para o Nicolau.

Mas e o dia? Mas e a noite? Eu devia escrever só sobre isso?
Então a noite foi muito boa tirando uns dez minutos de procura de uma chupeta. Como podes ter vindo tu com ela para a cama e eu não a encontro? Achas piada? Lindo. Dormiu cada qual na sua cama até às quatro, altura em que o Isaac fez companhia ao pai. A Beatriz assustada pela noite anterior preferiu o seu quarto desde o início. O Nicolau toda a noite na sua cama com dois biberões de leite pelo meio.
A Beatriz é essencial, entre outras coisas, para ocupar o Isaac enquanto eu adormeço o Nicolau nas sestas ou o preparo para a noite. Apesar de volta e meia estarem os dois, ela com 10, uma senhorinha, ele com 2, um safado, a tentar mandar um no outro. O Nicolau gatinha mas no sentido inverso à sua vontade e isso enfurece-o. O Isaac e a Beatriz cantam imenso. Bom sinal, não? Todos se alimentam muito bem e estão higienizados. Os gatos também estão alimentados. Até amanhã.

1 comentário: